stars
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aprendi com a Vida e como Catequista

Do Alto do Céu eu quero ver as Crianças guiadas e suas renovadas. Do Alto do Céu a Ti minha vida é     ofertada, com um carinho que não se acaba com uma Luz que não se apaga.
Desde a iniciação da crisma foram trabalhados vários textos reflexivos, alguns em relação tanto ao mundo, e tanto ao Ser Superior da Igreja. Como contextos de alguns respectivos fatos acontecidos no mundo todo, chegamos a presenciar ao vivo, ou melhor, pela TV, coisas que acontecem diariamente, e o principal fator estão no Brasil. Assistimos casos como o da menina Isabela, que foi atirada de certa altura do prédio onde passava finais de semana, com próprio pai e a madrasta. Temos outro caso também marcante que foi a adolescente Eloá, mantida por mais ou menos uma semana sobre seqüestro junto com sua amiga, pelo seu ex-namorado que possuía 21 anos de idade, que mesmo dizendo que amava a manteve dias sobre a mira de uma arma, ao qual gerou seu próprio assassinato. Eloá tinha uma vida de princesa, estudiosa, carinhosa, afetuosa, dedicada e o melhor querida por todos, exceto pelo seu ex-namorado que a desejava somente para ele. Tivemos vários outros casos, que geraram repercussão nas redes de Televisões, Jornais, sociedade em geral. Um fato tão agravante que gera como através de uns, exemplos para outros. E o engraçado de tudo isso é que a própria sociedade em si, aprende a conviver com agravante caos gerado em todo o mundo. Guerras por espaço, petróleo, domínios de terras ou até pelo poder de países. A sociedade ta esquecendo de tudo aquilo que Deus nos deixou, exclusivamente o Amor, ta escrito em 1corintios 13, “Ainda que eu fale as línguas dos Homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. Amor é paciente, é benigno; o amor não arde de ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz ao inconveniente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com as injustiças, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo Deus tudo passará; porque, em parte, conhecemos e, em partes, profetizamos. “Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, “pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” Será que estamos cumprindo esta tarefa, se eu responder direi não, e com o passar do tempo temos percebido que tal amor deixado para nós tem diminuído tanto que o mesmo é utilizado como fonte de lucros e de brincadeiras para algumas pessoas. Tudo que Deus nos ensinou, tudo que Deus nos deu, ta sendo feito ao contrario. A parte em que deveríamos amar está odiando, no termo a Esperança é a ultima que morre mais há algo errado nisto, para alguns ela não pode morrer, para mim ela envelhece, envelhece a cada momento que tento descobrir o verdadeiro e de renovar o amor que possuo dentro de meu coração, um coração que é persistente aos tentar descobrir fronteiras. Pensar que ao vermos os descasos com saúde publica, segurança, educação, e família como um ser, baseando-se principalmente nas crianças das quais deveríamos cuidar e proteger. Crianças estas que no mundo de hoje tem passado a sofrer mais e mais, descasos de familiares dentro da própria casa de seres malignos que utilizam na maioria das vezes seus próprios filhos ou filhas como um objeto de satisfação sexual, tal pessoa em ser de carne e osso busca traumatizar o futuro da nossa nação e de nossas famílias. Exemplo de um pai que chegou a ter mais de 03 filhos com a própria filha, mantendo-a dentro de casa durante anos como se fosse uma prisioneira do mundo condenada a passar o resto de sua vida se lamentando e rogando por misericórdia pelo sofrimento que tem passado sem ao menos  ter alguém que pudesse defendê-la. E as pessoas que morrem sem saber o motivo, são vitimas de uma Infecção publica e social, não esta infecção provocada por uma bactéria mais sim uma infecção provocada por atitudes pessoais, onde provocam alucinações na vida de um ser humano, tal que simplesmente entra em sua casa, rouba que lhe tem de mais valioso além dos bens materiais, te rouba a sua dignidade e privacidade dando as pessoas receios até na hora de sair de casa, perfeito que saísse apenas levando o material, ai é que está à dificuldade a covardia de seres incapazes, que estão dominando, o controle de uma família, ou melhor, de todas as famílias, Policiais, que se envolvem em crimes, quando deveria nos proteger dele, jovens que estão procurando sobreviver de um método fácil tirando o que pertence às famílias dele mesmo e outros que desejam ser felizes. Vemos casos de pessoas religiosas que foram destinadas a ensinar o evangelho, que utilizam da fé com o propósito de praticarem o mal. Sei que nessa vida, ainda existem Padres, Pastores, Bispos que seguem perfeitamente o que Deus nos ensinou, mais ainda tem alguns que para mim, utilizam da fé como disfarce. Disfarce que precisa ser derrubado e quem sabe até condenado pelos seus atos absurdos. Superar a dor é difícil para muitos, principalmente quando perdemos alguém. Existe algo perfeito para esta perda, algo que morre é porque haverá de brotar frutos, pessoas são assassinadas cruelmente é o maior desconforto de uma família, principalmente quando se é um filho, que lhe tiram a vida por simplesmente estar envolvidos nas drogas, ou quem sabe até ser parecido com alguém ou está no lugar e hora errada. Superar a dor de uma saúde que fora perdida, por ser principalmente um pobre, filas enormes a enfrentar, marcações médicas que duram de um a doze meses para se consultar, isso quando se é o básico e quando são exames detalhados o tempo é maior isso quando se consegue uma ficha. Cometer um suicídio não seria o ideal, mais pessoas ao descobrirem uma doença que não tem cura exemplam o Câncer Terminal, desanimam e busca fase final de sua vida, não seria ideal, mais procurar a Deus, seria o principalmente os desejos principais de um ser que descobre que tem pouco tempo de vida, seriam iguais aos meus: Primeiro que era de pedir perdão por tudo que fiz de errado, principalmente se esta pessoa é a que tanto amamos, ou que chegou a me amar, logo em seguida buscaria consertar todos os erros cometidos, pediria em todos os momentos que Deus iluminasse todas as famílias, que as pessoas que se afastaram de mim, pelo menos aceitassem o meu pedido de desculpas, tentaria sem que as pessoas descobrissem na fase inicial, fazer tudo de bom que não fiz principalmente de um dia ver as famílias de certo alguém a estarem unidas novamente, e tenho tentado fazer isto com a minha família. E não tenho conseguido. Com o decorrer do tempo, a dor não seria tão fácil de esconder, quase todos sabemos que o câncer é uma das piores doenças, e isso é insuportável na fase final, antes de minha partida reuniria as pessoas mais importantes, para deixar algo que de fato seria necessário para todos. O meu desejo de está com o coração limpo e vazio de todas as coisas ruins do mundo e todo mal que possa ter praticado. Querendo formar uma família e ter um lindo filho ou filha, com a pessoa que amo, pediria algo a Deus que após minha ida dessa vida para outra, tivesse de ser realizado, um sonho de verem todos sorrindo, em meu enterro, nada de choro, tristeza, apesar de que muitos iriam sofrer com a minha partida, busquem sorrir e que diante de meu tumulo, se é que terei alguém que colocasse rosas junto a uma mensagem que dirá bem assim: “Que a semente que plantei e não soube cultivar, espero que todos possam regar e assim dela semear, Ó Pai, nós somos o que plantaste. A fim de colher os seus frutos, a nós o teu filho enviaste.”
E no dia de hoje como se é difícil de escolher o verdadeiro destino de nossas vidas; compreenda que se é necessário para uma vida perfeita busque crescer e também amar nesta vida tudo é importante principalmente quando se fala de família.
                                                            Paulo Henrique dos Santos Nogueira, 19 anos, Maceió/AL

Nenhum comentário: