stars
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Os sentimentos humanos


A pessoa humana tem gravado no seu interior a necessidade de ser conhecida e amada, de conhecer e amar.

Precisamos que nos conheçam, nos compreendam, nos aceitem e nos amem.
Precisamos de conhecer, compreender e amar. A pessoa humana está feita para dialogar e conviver com outras pessoas seja de que forma for. Mas há diversos tipos de amor: o amor entre pais e filhos que é inseparável acho que é a isso que se refere a palavra de Deus quando diz: “não separe o homem aquilo que Deus uniu” e "até que a morte nos separe"penso que estas palavras foram adaptadas muito ao agrado no cerimonial de casamento e funcionam como um Decreto sendo do agrado, mas não justo.
Existe o amor da amizade entre amigos, são amores diferentes mas não menos fortes. Há coisas que se contam ao país e há outras que se contam aos amigos, sendo estes segundos muito importantes na vida do ser humano.

Necessitamos do carinho dos nossos pais muito. Mas eu não consigo viver sem o amor dos meus amigos. Mas não basta amizade. A pessoa humana necessita de algo muito mais profundo ,entregar-se dar-se e amar de uma maneira total. É o amor entre um homem e uma mulher, esse amor total inclui um todo, quer a alma quer o corpo , pensar só de uma forma no sentido de se entregarem um ao outro, na sua plenitude sem tabus e sem cobranças. Nesse amor tudo é permitido até o mais íntimo dos nossos desejos. Há uma confiança absoluta que permite e exige que se abra totalmente o coração e requer também receber do outro com essa absoluta confiança. Isto é o que se chama amor entre homem e mulher. Não precisam de ser “algemados” precisam de conhecer o outro na sua totalidade. Precisam de se olhar nos olhos e sentir, que se procuram mesmo no meio de uma multidão. O verdadeiro amor “homem mulher” não tem cobranças, não existem dívidas, porque elas saldam-se no momento em que se olham, no momento em que os dois são uma só pessoa sem obrigações sem deveres. Existe o amor na plenitude, aquele que poucos têm o privilégio de viver.

Amar não é sacanear, amar não é exigir, amar é sim libertar, amar é dar hipótese ao outro para seguir o seu destino e o seu rumo, nem que a espada do ciúme trespasse o nosso coração, o amor não faz promessas, porque ele é por si uma dádiva, o amor não chantageia.

Dos três tipos de sentimentos que conheço e que já experimentei, o que vi mais podre desvirtuado e falso é aquele que as pessoas vulgarmente apelidam de "amor", embora reconheça que nada tem de amor,mas sim uma confusão de interesses de regras do tipo rol de merceeiro, onde se factura e debita tudo e vem baixaria quando um escreve mais que o outro.

Nenhum comentário: